RIO 27/06/17 - Um protesto de empresários do setor de cargas levou cerca de 100 carretas à Avenida Brasil e complica o trânsito na via na manhã desta terça-feira. Os caminhões saíram do Mercado São Sebastião, na Penha, na Zona Norte do Rio, pouco depois das 7h, e se dirigem em sentido Centro. O trânsito está congestionado na via. Há retenções do Trevo das Margaridas (Irajá) até o Trevo das Missões (Cordovil) e da Penha até Bonsucesso.
O objetivo dos empresários é sensibilizar autoridades do governo federal quanto à explosão de roubos de carga no Rio. Cartazes foram afixados nas carretas com dizeres dirigidos ao presidente Michel Temer, a senadores e a deputados federais. Uma das reivindicações do grupo é o envio de tropas federais para o patrulhamento exclusivo das vias que dão acesso à capital do estado.
Segundo o Centro de Operações, a melhor opção para os motoristas e seguir pela Linha Vermelha. A prefeitura também recomenda o uso do transporte público.
— A situação está insustentável. Os empresários do setor de carga no Rio estão prestes a parar. Motoristas estão pedindo demissão, o seguro está mais caro, não dá mais para fazer frete. E, no final das contas, o consumidor também é prejudicado. O governo federal precisa agir — afirma o coronel PM Venâncio Moura, diretor de segurança do Sindicato de Empresas de Transporte de Carga (Sindicarga). A entidade estima um prejuízo de R$ 1 bilhão no setor em 2016. A previsão para este ano é de um prejuízo ainda maior.
Fonte: O Globo