A Espanha é o país com maior redução no consumo de antibióticos veterinários e o 3º em saúde humana a nível europeu.
O Plano Nacional contra a Resistência aos Antibióticos (PRAN), coordenado pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS), organizou mais um ano o evento para o Dia Europeu do Uso Prudente de Antibióticos. O objetivo deste dia é aumentar a consciência sobre a ameaça que a resistência aos antibióticos representa para a saúde pública e promover a sua utilização prudente.
Segundo o Ministro da Saúde em exercício, José Miñones, desde o início do PRAN, a Espanha posicionou-se como o primeiro país com maior redução no consumo de antibióticos veterinários e o terceiro na saúde humana a nível europeu. A Espanha regista, hoje, uma diminuição no consumo de antibióticos de 17% na saúde humana e de 69,5% na saúde animal.
Por outro lado, durante a sua intervenção, a diretora da AEMPS, María Jesús Lamas, destacou na saúde animal a atualização do sistema de vigilância de vendas de antimicrobianos para cumprimento da nova regulamentação europeia sobre medicamentos veterinários, além da criação de um grupo trabalho transfronteiriço entre Espanha, Portugal, França e Irlanda para melhorar a disponibilidade de antimicrobianos e alternativas no setor veterinário.
Fonte: https://www.3tres3.com.br