Palestras, distribuição de ovos em comunidades carentes e eventos internos estão entre as principais ações da maior produtora de ovos do país para celebrar a Semana do Ovo e incentivar o consumo.
A granja Mantiqueira vai realizar uma série de ações no Rio de Janeiro para incentivar o consumo de ovos em comemoração a Semana do Ovo 2014, realizada pelo Instituto Ovos Brasil e pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) em parceria com representantes de todos os elos da cadeia produtiva.
Um evento na UFF (Universidade Federal Fluminense) para estudantes de medicina veterinária e nutrição com palestras sobre os benefícios do ovo com um lanche a base de ovos, distribuição de ovos em comunidades carentes e ações internas para os funcionários estão entre as principais atividades que a Granja Mantiqueira, a maior produtora de ovos do país, vai realizar para apoiar a campanha.
Para a coordenadora de comunicação da Granja Mantiqueira, Amanda Pinto, apoiar a Semana do Ovo significa apoiar seu próprio segmento de atuação e trabalhar para fortalecer a cadeia produtiva como um todo. “Falar sobre os mitos e as verdades deste alimento tão rico contribui com um maior nível de conscientização e conhecimento do consumidor sobre este produto, por isso, nós, da Granja Mantiqueira apoiamos esta iniciativa”, avalia.
Consumo
Para ela, aumentar o consumo de ovos no país só traz benefícios para todos os elos do setor, além ajudar na valorização deste alimento. “O Brasil ainda apresenta um consumo muito baixo de ovos per capta quando comparado com outros países. Por isso, aumentar o consumo nacional é não só um desafio, como também uma grande oportunidade para o setor, que só tem a ganhar”, disse Amanda, defendendo o uso de informação clara e objetiva como estratégia para alavancar o consumo. “Ainda existe bastante informação desatualizada no mercado. Dessa maneira, campanhas que trazem clareza aos consumidores sobre os benefícios do consumo de ovos é são de extrema importância”.
Ter o apoio de uma empresa formadora de opinião, como a Granja Mantiqueira, é importante para agregar valor e ideias para a campanha, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin. “Ter a Granja Mantiqueira contribuindo com a campanha sempre acrescenta valor as ideias a ações, por isso estamos muito felizes em tê-los participando conosco”, disse.
A campanha
Uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA, a Semana do Ovo, que vai acontecer de 6 a 11 de outubro, vai reunir uma série de ações coordenadas nas principais cidades brasileiras com o objetivo de levar informações e esclarecimento ao consumidor final sobre os benefícios do ovo na alimentação.
Uma fonte de proteína rica e economicamente viável, o ovo é considerado o alimento mais completo para o ser humano depois do leite materno. No entanto, seu consumo ainda é considerado baixo no país. Um dos menores consumidores de ovos do mundo, o Brasil teve, no ano passado, um consumo per capita médio de 168,7 ovos contra 220 ovos per capita na média mundial em 2013.
Desde o início do novo formato da campanha, com representantes de todos os elos da cadeia produtiva trabalhando em parceria, o consumo médio de ovos no país cresceu de 163 ovos por habitante, em 2011, para os atuais 168,7 no ano passado. O objetivo é atingir o consumo médio de 208 ovos por habitante no país até 2016. Outras informações sobre a Semana do Ovo podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br, na página da campanha no Facebook www.facebook.com/semanadoovobrasil ou no site da entidade www.ovosbrasil.com.br.