O governo de Mato Grosso do Sul informou que o Japão anunciou oficialmente o fim do embargo às compras japonesas de carne de frango e ovos produzidos no Estado. As importações foram suspensas no mês passado, após um caso de gripe aviária em uma criação doméstica do município de Bonito (MS).
De acordo com o comunicado, o encerramento da suspensão foi confirmado na última sexta-feira (20/10).
"Após o encerramento do caso e a devida comunicação das autoridades sanitárias mundiais e também do governo japonês, nós tivemos a informação oficial de que houve a suspensão do embargo e as empresas podem abater e retomar a exportação para o mercado japonês”, disse Jaime Verruck, chefe da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc).
Embora os principais produtores de aves do Brasil estejam na região Sul, o setor é relevante para o comércio internacional sul-mato-grossense. Até agosto de 2023, o mercado japonês representou 19% do total das exportações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), mensalmente, o Mato Grosso do SUL embarcava ao Japão cerca de 2,5 mil toneladas de carne de frango – volume que deve ser restabelecido agora, com o fim da suspensão. É o equivalente a 0,7% do total exportado todos os meses pelo Brasil.
Fonte:Globo Rural