Embora os preços dos ovos tenham caído aproximadamente dois anos depois de atingirem altas históricas, é improvável que os preços globais atuais dos ovos retornem aos mínimos anteriores ao pico no período.
Prevê-se que os preçoss globais dos ovos permaneçam elevados em 2024 devido a surtos contínuos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI), preços elevados de ração, regulamentações governamentais e aumento das taxas de juros, de acordo com o relatório de inflação de ovos de junho de 2023 da empresa de serviços financeiros Rabobank .
Embora os preços dos ovos tenham começado a cair em alguns mercados regionais, como os EUA, os preços em outros países provavelmente permanecerão inflados no próximo ano. A principal exceção são os Estados Unidos, onde os preços dos ovos caíram significativamente.
“Espera-se que a situação dos EUA seja uma exceção em todo o mundo. Os preços permanecerão especialmente altos e cada vez mais voláteis em mercados fortemente afetados pela gripe aviária, altos custos de ração e mudanças regulatórias. Em outros mercados, os preços cairão, mas não para os níveis anteriores a 2021, pois os altos custos persistentes dos insumos manterão os preços elevados”.
Os produtores de ovos em todo o mundo enfrentaram doenças, inflação de custos e regulamentação, o que resultou em interrupções na cadeia de suprimentos e altos picos de preços.
Prevê-se que os preços das rações permaneçam elevados ao longo do ano. A perspectiva de preço do feed de maio de 2023 do Rabobank mostra uma redução de 10% em relação aos máximos de 2022, mas preços elevados contínuos de 50% acima dos níveis de 2020.
As taxas de inflação ainda estão afetando também os produtores de ovos, o que pode restringir o acesso ao capital de giro e impactar a expansão da indústria. Além da inflação, o Rabobank acredita que a expansão do setor será reduzida devido à regulamentação.
Por exemplo, o comércio na Europa é atualmente afetado por regulamentos de abate de pintinhos machos. Além disso, a Holanda não pode expandir sua produção devido aos regulamentos de nitrogênio para reduzir as emissões, o que afeta a Alemanha, pois é um fornecedor importante para o país.
Fonte:wattagnet.com