O boato online está de volta, alegando que os produtores de ração estão modificando intencionalmente seus produtos de poedeiras para diminuir a produção de ovos e aumentar os preços dos ovos. Nós da indústria avícola sabemos que a gripe aviária é a verdadeira culpada.
A comentarista conservadora Candace Owens alimentous a teoria da conspiração no Instagram, postando que “Se você é um fazendeiro, pare de alimentar seus animais com ração Purina. Depois de investigar, estou convencido de que eles podem estar por trás do problema com as galinhas que não põem ovos. Inteiramente viável que uma corporação envenenasse animais para aumentar suas margens de lucro.”
Algumas postagens de mídia social até alegaram que Bill Gates é o culpado, sugerindo que a conspiração para aumentar os preços dos ovos começou há mais de 10 anos, quando o filantropo e cofundador da Microsoft investiu pela primeira vez em carne à base de plantas, de acordo com o The Poynter Institute.
A American Feed Industry Association (AFIA ) foi rápida em desmascarar a teoria da conspiração do ovo em uma postagem de blog.
“Assim como os consumidores, os fabricantes de rações estão sentindo os efeitos da inflação na economia e estão pagando taxas mais altas de energia, frete, mão de obra e ingredientes, entre outras coisas. Enquanto eles estão fazendo o possível para minimizar os impactos aos agricultores, tanto quanto possível, alguns aumentos de preços são inevitáveis devido ao aumento médio da inflação de 6,4%”, escreveu a AFIA.
A AFIA também listou vários fatores que poderiam ser os culpados, principalmente o aparecimento de parasitas e vírus, como o atual surto de gripe aviária altamente patogênica (HPAI).
A indústria avícola está passando por um dos surtos de HPAI mais devastadores da história. Os fazendeiros de postura, em particular, foram duramente atingidos nesta rodada.
De acordo com o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) , 30 bandos, totalizando 43,3 milhões de poedeiras de mesa, foram despovoados devido à HPAI até 25 de dezembro de 2022. Nenhum caso de ovos de poedeiras foi confirmado até agora em 2023.
“Em média, durante o surto de HPAI de 2015, para cada aumento ou diminuição de 1% nas poedeiras (despovoadas), os preços se moveram quase 5 a 8% na direção oposta”, relatou Angel Rubio, economista da Urner Barry durante uma pesquisa de dezembro de 2022. “Para cada porcentagem de poedeiras perdidas este ano (2022), vimos um aumento de preço de 15 a 16% e ainda não vimos os preços caírem.”
Esta não é a primeira vez que a indústria avícola lida com uma bizarra teoria da conspiração. Em 2021, a editora do Egg Industry Insight, Meredith Johnson, abordou os rumores de que granjas avícolas e fábricas de processamento estavam iniciando incêndios internacionais para causar escassez de alimentos.
Como indústria, precisamos estar preparados para lidar proativamente com esses rumores e educar os consumidores sobre a verdade – caso contrário, eles pensarão que temos algo a esconder.
Fonte: wattagnet.com