A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) fez um apelo público nesta sexta-feira (1º) em favor da continuidade das negociações entre Brasil e Estados Unidos para evitar o aumento das tarifas sobre produtos agropecuários. Em nota, a entidade afirmou esperar que o “pragmatismo permaneça” no diálogo conduzido pelo governo federal, que tenta blindar o setor dos impactos do tarifaço anunciado pela Casa Branca.
Entre janeiro e julho deste ano, o Brasil exportou aos EUA:
gerando mais de US$ 90 milhões em receita, segundo dados da própria ABPA.
“As relações entre Brasil e Estados Unidos sempre foram pautadas pela diplomacia, em linha com os propósitos de duas nações voltadas para o desenvolvimento e o comércio próspero”, declarou a associação no comunicado.
Os Estados Unidos são considerados um mercado estratégico para os produtores brasileiros de proteína animal. O setor teme que o novo pacote tarifário de Trump — com sobretaxas que chegam a 50% — afete diretamente as exportações do agro brasileiro, inclusive de produtos de alto valor agregado, como ovos líquidos e peixes de cultivo.
“Os produtores brasileiros esperam e acreditam no total empenho do governo brasileiro pela continuidade das negociações”, destacou a ABPA.
O setor também acompanha os desdobramentos diplomáticos e jurídicos envolvendo o tarifaço, que já começou a ser contestado nos tribunais americanos e tem despertado preocupação em diversos segmentos da economia global.
Fonte: https://timesbrasil.com.br/