As redes de supermercados Walmart e Kroger anunciaram que não poderão fornecer ovos 100% livres de gaiolas até 2025. As empresas assumiram os compromissos originais em 2016.
Nas declarações revisadas de bem-estar animal, cada merceeiro reconheceu os problemas de abastecimento, o custo de produção e a pressão que as promessas de livre de gaiolas colocaram na indústria de ovos dos EUA. As mercearias continuarão a oferecer uma variedade de ovos convencionais e livres de gaiolas.
No ano fiscal de 2022 do Walmart, os ovos livres de gaiolas representaram 20% do total de vendas de ovos com casca em seus locais nos EUA e 36% em seus locais do Sam's Club. De acordo com o compromisso revisado de bem estar animal do Wall Mart, as vendas de ovos sem gaiolas são mais lentas do que a empresa esperava e é improvável que ela atinja suas metas de cadeias de suprimentos de ovos 100% sem gaiolas até 2025.
O Walmart não estabeleceu um novo prazo 100% livre de gaiolas no momento, mas detalhou seu plano para continuar sua transição sem gaiolas em um relatório de sustentabilidade recente . A empresa planeja investir na redução do preço de prateleira dos ovos livres de gaiolas e continuará a promover ovos sem gaiolas por meio de alocação e colocação adequadas de espaço nas prateleiras.
Embora a Kroger tenha declarado que a proporção de ovos de gaiola comprados por nossos clientes aumentou lentamente desde 2016, a maioria de seus clientes ainda está comprando ovos convencionais devido ao preço.
A Kroger espera fazer a transição de 70% de sua oferta de ovos para livres de gaiolas até 2030. Os marcos que planeja alcançar incluem: 33% até 2022, 41% até 2024, 54% até 2025 e 61% até 2028, dependendo do envolvimento do consumidor.
Além disso, a empresa planeja investir aproximadamente US$ 45 milhões em acordos de fornecimento, preços, promoções e merchandising para ajudar a converter seu fornecimento para livre de gaiolas. De acordo com a política de bem estar animal da Kroger, ela espera que seus fornecedores de ovos “promovam o bem-estar das galinhas poedeiras de acordo com a evolução da pesquisa e uma avaliação completa das medidas baseadas em resultados”.
É provável que a indústria de ovos dos EUA tenha prazos mais estendidos ou revisados para a liberação de gaiolas à medida que 2025 se aproxima. Para se preparar para isso, a Food Marketing Institution (FMI) e a United Egg Producers (UEP) fizeram uma parceria com a Michigan State University, a Purdue University e a Kansas State University para realizar um estudo com foco nos desafios associados à transição dos produtores para alojamentos sem gaiolas.
Na Conferência Executiva Anual Conjunta do Amercian Egg Board (AEB) e da UEP 2022, Chad Gregory, presidente e CEO da UEP, declarou: “A FMI planeja distribuir este estudo a todos os seus membros, que inclui as principais mercearias que os produtores de ovos dos EUA estão fornecendo atualmente. Este estudo será um recurso credível para os produtores de ovos levarem aos seus clientes e mostrar-lhes por que o prazo atual sem gaiolas pode não ser viável com os problemas atuais que a indústria está enfrentando. A pesquisa deve ser concluída nos próximos dois meses.”
Fonte: Wattagnet.com